sexta-feira, 25 de março de 2011

BIKES NA CALÇADA



Hoje aconteceu de novo: quase fui atropelado na calçada. E por uma bicicleta!

Resolvi postar isso porque fico indignado com este comportamento.

Semana passada eu estava saindo da KING BIKE (do Juninho), na Av. José Longo. Tinha deixado umas rodas com ele pra transferir o cassete de uma pra outra. Daí indo embora, meio naquela conversando e olhando pra trás, fui saindo da loja. Pisei na calçada e um camarada quase passou por cima de mim. Vinha a mil, de bike, descendo a J. Longo, NA CALÇADA!! Pilantra e mau caráter! Calçada não!, é pra pedestre.

E outra foi hoje, na hora do almoço.
Indo almoçar, proseando, na calçada, margeando o portão da UNIVAP (Direito) ali no centro, rumo ao Churraskilo. Dei de me chegar ao meio-fio pra atravessar a rua e um mala "on bike" quase me acertou. Animal.

Todo dia vejo uns desses pelos arredores do Fórum.

E aqui lanço o meu apelo:

Deixemos as calçadas e, nas ruas, vamos com cuidado.

E tenho dito.

Vamos pedalar!!

Abraços,
Paulinho.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu já concordo em termos.
    Tenho medo de andar na rua. Ninguem nos respeita e todos sabemos disso!
    Quando eu tinha meu consultório no Market Center, ia e voltava de bike e procurava fazer um caminho o máximo possível nas calçadas. Só que tem uma coisa: a calçada é do pedestre, então eu saía mais cedo de casa e ia devagar, bem devagar. Teve pedestre que até me agradeceu, pois eu parava e o deixava passar. Vê se pode, não? A calçada é dele mas está acostumado com esses sem noção que vêm a mil por hora e em plena calçada.
    O problema aqui é cultural. Não se tem uma cultura de deixar o carro na garagem, de usar mais a bike, o poder público não investe em ciclovias. Eu já andei na rua, quase fui atropelada e ainda levei nome de vagabunda. Hoje sou motorista, comprei o meu carro. Quando vejo um ciclista faço o que? Tiro o pé do acelerador, ué. É perigoso! Entendo que bicicletas também fazem parte do trânsito e eu não quero correr o risco de pegar a perna dele e machucá-lo. Se todos, aqui no Brasil, se respeitassem, a vida seria muito melhor!

    ResponderExcluir
  3. De fato Paulo, a calcada é do pedestre, mas muitas vezes, (para não morrer) EU SUBO MESMO! Em uma rua onde bikers não têm vez, somos obrigados a subir na calcada. Se passar um ônibus então, temos que subir, se não sobrará é carne no asfalto.

    ResponderExcluir
  4. Ana e Murilo, e Laura, meus lindos.
    Entendo perfeitamente o risco de andar na rua de bike. Sou ciclista e não é de hoje.

    Mas não devemos, de bike na calçada, submeter os pedestres aos mesmos riscos que nós na rua de bike!!

    Tá perigoso na rua, de bike, sobe na calçada e DESMONTA. É só empurrar que não da zica!!

    Valeu
    Abraços.
    Paulinho.

    ResponderExcluir
  5. Olhe, eu ando por um trecho de cerca de 1 km que tem uma calçada enorme e vazia e uma rua perigosíssima. Não penso duas vezes, vou pela calçada. Tem outro trecho que também faço isso.
    Eu penso assim: Calçada é "preferencialmente" do pedestre, mas como em certas ruas as calçadas estão abandonadas, peço emprestada aos pedestres. Devolvo assim que eles quiserem.

    E se vejo um único pedestre na calçada, volto pra rua, ou deixo a campainha soando e espero ser visto pra pedalar muito devagar por ele, sempre sorrindo e dizendo um bom-dia.

    ResponderExcluir