sábado, 21 de maio de 2011

MATÉRIA NO JORNAL O VALE SOBRE OS ROUBOS DE BIKES

Fala moçada do pedal em São José dos Campos.


Recebi agora há pouco, às 09:00h, um twitter do Paulo Fernando (@pafemendes) sobre a matéria que roda hoje no jornal O VALE, que você pode ler nesse link aqui: http://www.ovale.com.br/regi-o/ciclistas-reclamam-de-onda-de-assaltos-na-regi-o-da-urbanova-1.109407


No texto ficou claro que:


1. A polícia precisa que registremos Boletim de Ocorrência pra trabalhar. Acredito que eles não tenham entendido uma coisa: Não queremos somente que recuperem as bikes roubadas!! Para isso, sim é necessário o Boletim de Ocorrência!! Mas para que se EVITEM NOVAS OCORRÊNCIAS - POLICIAMENTO PREVENTIVO - BASTA QUE A COISA TOME PROPORÇÃO E EVIDÊNCIA, com está acontecendo;


2. Quem escreveu o texto não sabe onde ocorrem os assaltos, até porque é lugar de difícil acesso, praticamente frequentado por ciclistas, moradores locais, e bandidos oportunistas; o jornal acha que é URBANOVA.


Mas de qualquer forma a matéria está lá, garante mais divulgação à população, já que publicada em jornal local de grande circulação, e não fica, assim, restrita aos ciclístas, que tem informações somente através dos blogs temáticos.


Outras informações importantes você acha aqui:


www.bikeblogsjc.blogspot.com - Blog do RAMIRO, cara antenado e ativista do ramo bicicleteiro.


www.capimcompoeira.blogspot.com - Blog do Tom, que disponibilizou, inclusive, um mapa do "perigo" em São José, região que os ciclistas têm evitado por medo de assalto. Confira aqui: http://capimcompoeira.blogspot.com/2011/05/mapa-do-perigo-assaltos-de-bicicleta.html


Aqui, no amagrela, eu fiz alguns comentários, inclusive este aqui: http://amagrela.blogspot.com/2011/05/roubo-de-bike-em-sanja-e-nicho-de.html


E, por fim, transcrevo o texto do jornal que saiu publicado hoje, 21/05/2011, pra quem tiver paciência de ler mais.






JORNAL O VALE - 21/05/2011


Ciclistas reclamam da onda de assaltos na região da Urbanova









Desde abril, foram sete assaltos segundo eles; a maioria teria sido praticada por uma dupla na rua do Porto
Filipe Rodrigues
São José dos Campos

Ciclistas de São José dos Campos reclamam de uma onda de roubos de bicicletas na região do Urbanova, na zona oeste da cidade.

Segundo relatos, foram pelo menos sete assaltos desde o início de abril. Todos no mesmo local.

Para a Polícia Militar, a região é tranquila, já que foi registrado apenas um assalto naquela região em abril.

A Polícia Civil diz que nos últimos dois meses, nenhuma vítima registrou ocorrência de roubo, o que dificulta a investigação.

Crimes. Segundo as vítimas, os assaltos acontecem de forma semelhante e sempre próximos a uma ponte, na rua do Porto, que passa sobre o rio Paraíba.

“Saí para dar a volta na represa do Jaguari e próximo a represa, fui abordado por seis pessoas. Um deles tinha uma arma calibre 12”, diz uma vítima, assaltada no dia 7 de maio.

De acordo com Ramiro Cordeiro Junior, 38 anos, que possui um blog sobre ciclismo, os assaltos acontecem nos finais de semana, no período da tarde.

“Não sabemos se são as mesmas pessoas. Mas também acontece muito de uma dupla ficar ali e quando o ciclista passa, eles rendem”.

Alternativas. Os ciclistas têm evitado passar pela região. Por meio de blogs e comunicação por e-mail, eles discutem alternativas.

“Temos uma pequena comunidade em que discutimos sobre bons locais para pedalar. Como a ponte é um local perigoso, o pessoal tem procurado dar a volta”.

Outra medida adotada é sair para andar em grupo. “Indo várias pessoas, pelo menos, diminui a chance de um grupo nos assaltar”, diz uma outra pessoa, assaltada por dois homens em abril.

Na Câmara Municipal, o vereador Cristiano Ferreira (PV) solicitou mais segurança para a região. “Está acontecendo sempre. Houve uma reunião com os ciclistas e eles pediram mais segurança. Estamos pedindo para a Polícia Militar que reforce as rondas naquela região”, diz ele.

Segurança. Para a PM, no entanto, a região está tranquila, já que, para eles, desde abril, foi registrada apenas uma ocorrência de roubo desde abril.

Segundo Antonio Sergio Pereira, delegado do 8º Distrito Policial, responsável pela área do Urbanova, não há nenhum registro de assaltos a ciclistas.

“Se a população quer que a gente tome alguma medida, ela precisa registrar ocorrência. Como vamos trabalhar se não ficamos sabendo?”.

Entenda o caso
Medo
Ciclistas reclamam de uma onda de assaltos no bairro
Urbanova, na zona oeste

Ocorrências
Segundo os ciclistas, os roubos acontecem em uma ponte na rua do Porto, onde os assaltantes cercam as vítimas

Soluções
Os ciclistas passaram a evitar o local durante os passeios; outra forma encontrada foi pedalar em grupos

Prevenção
Para a Polícia Militar, a região é tranquila; desde abril, apenas um roubo foi registrado

Registro
Na delegacia, nenhum roubo a ciclista foi registrado
*

Abraços, meus queridos.
Tomemos cuidado. Mas tomemos providências também!

Paulinho - www.amagrela.blogspot.com

3 comentários:

  1. Paulinho e galera que participa por aqui e por ai. Temos que usar dos expedientes disponíveis para que possamos viver com liberdade. Se a polícia nos pede que façamos os B.O., sejam eles pela internet ou na delegacia, pois bem, vamos fazer isso para que eles possam agir com segurança de que sua ação vai ser eficaz. Fazendo isso podemos cobrar com mais segurança tb. De outro lado, penso que a polícia tem condições de tomar algumas medidas para evitar ocorrências mais graves do que roubo. Fica aí minha opinião e sugestão. Abraços aos bikers dessa bela cidade e região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos O VALE só está repercutindo que está há dias na FÃ PAGE VIVER EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Leia lá.

      Excluir
  2. Paulinho, comentei na semana passada no blog do Jornal Urbanova sobre essa questão. A polícia diz que nã pode agir se ninguém registra BO. E eu me pergunto: como assim? Se a região é relativamente tranquila e segura, não seria papel da polícia fazer um trabalho preventivo, garantindo que a segurança seja mantida? Mandar uns policiais de bike patrulhar o bairro seria uma ótima pedida. Segurança, para mim, deveria ser preventiva, não remediativa. Essa mentalidade não faz o menor sentido para mim.

    Aproveitando a deixa, vi seu post sobre uma pedalada na UNIVAP. Você acha que é um pedal em que dê pra levar as crianças? Ou a estrada de terra é muito acidentada? Há risco das crianças derraparem, a gente precisa de pneus específicos? Quanto tempo para atravessar a trilha e voltar pro asfalto?

    ResponderExcluir