sábado, 31 de julho de 2010

NOVA ORDEM NO TRÂNSITO: MATE O CICLISTA.

VAMOS FALAR SOBRE ATROPELAMENTOS.










Recebi um e-mail do Oton, li o post no seu blog, e fiquei estarrecido com o salto do índice de internações de ciclistas vítimas de atropelamento na região.

E quando se fala em internação, vale aqui ressaltar, está se falando de vítimas SOBREVIVENTES. Exclui-se as que morrem no local do atropelamento, que já não necessitam de cuidados médicos.

Quero aqui registrar meus sinceros pêsames à família de Liberato Geraldi, falecido na data de 26/07/2010 na Rodovia Carvalho Pinto, aqui pelas bandas de Jacareí/SP.

A impressão que dá é que quando o motorista (isso falando assim de maneira generalizada, por favor) está atrás do volante de um carro e passa lambendo o ciclista, ele o faz como que de propósito, na tentativa de dar um "alerta" ao ciclista de que ali não é o seu lugar. Ruas são para carros, seu mané!!


A legislação brasileira de trânsito, na tentativa de resolver a bagaça, fixou a coisa da seguinte forma:

1 - Bicicleta deve andar na ciclovia (quando houver).
2 - Caso não haja ciclovia na estrada em que o ciclista estiver se deslocando, deve este permanecer nas laterais da pista (mas na própria pista), preferencialmente à direita, e NA MÃO DE DIREÇÃO. Nunca na contramão. Lembre-se, bicicleta é um veículo, apesar de nenhum motorista, ou quase nenhum, saber disso. Por vezes nem o ciclista sabe.
3 - Calçada é lugar de pedestre. O ciclista deve desmontar.
4 - (Essa eu quero ver acontecer aqui no Brasil) - A bicicleta tem preferência ABSOLUTA SOBRE OS CARROS. Ou seja, se não der pra passar bicicleta e carro junto, O CARRO DEVE ESPERAR A BICICLETA.

Daí eu rasgo o verbo: Por que eu coloquei tudo isso aqui?

Porque quero levá-lo a pensar no seguinte: Sei que, assim como os motoristas atrás de voltantes dos carros, há muitos ciclistas irresponsáveis e imprudentes, e ainda aqueles que não se deram conta de que bicicleta é transporte. Vejo todo santo dia ciclista vindo na contramão no caminho para a minha casa.

E a postura do motorista qual deve ser então, a de fazer a lei a seu próprio critério? "Lá vem o ciclista na contramão. Vou ensinar-lhe umas coisinhas." ...e passa lambendo o cara, até atropelar um por aí!?


Veja o seguinte.

Imprudências há dos dois lados. O que devemos PELO AMOR DE DEUS LEMBRAR, é que a ARMADURA DO MOTORISTA É BEM MAIS REFORÇADA do que a do CICLISTA.
Daí, sob este aspecto, sempre sobra pro ciclista, parte mais fraca e mais exposta. Você nunca vai ouvir falar de um ciclista bêbado que atropelou um motorista que dirigia seu carro corretamente. Mas há inúmeros casos de ciclistas, que conduziam suas bicicletas de acordo com as normas e morreram atropelados por algum bêbado, no rigor da lei.

Fazer o quê, motorista?! Por que o ciclista cometeu uma gafe na sua frente, você sai arriscando tudo? Ou pior, vale a pena, na pressa, arriscar e acabar atropelalando e matando? Caramba, é UMA PESSOA QUE ESTÁ ALI, porra!!! Nada justifica esta postura!

Fazer o quê, ciclista?! De cara, tomar mais cuidado! Tem motorista imprudente sim. Mas também tem ciclista que praticamente se lança na frente dos carros!!


Por favor pensem a respeito.
Falta ao nosso trânsito EDUCAÇÃO e RESPEITO. Não somos carros, caminhões, ônibus, motos e bicicletas. Somos pessoas nos locomovendo e levando nossas vidas.

Só não queremos morrer pelo caminho...



Abraços,
Paulinho.

3 comentários:

  1. É complicado né Paulinho? Mesmo os motoristas conscientes acabam sendo forçados em cima dos ciclistas pela pura falta de espaço nas vias. Por isso a importância das ciclovias!

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  2. Olá!
    Ai Paulinho, soube disso e fiquei muito chateada tmb!As fotos, inclusive, foram feitas por um amigo meu!
    Vou comentar discutindo mais a relação carro-bike na zona urbana,ok? Ou seja, vou fugir um pouco do foco, mas estamos, como sempre, DISCUTINDO a bicicleta - este belo brinquedo da infância que pode ser levado para a nossa fase adulta fazendo um bem danado à nossa saúde e à nossa cidade!!!
    O nosso CICLOATIVISMO tmb precisa ficar atento MESMO à questão dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas! O número, não é de agora, é mesmo espantodo. Temos, com insistência, que nos alertar ao que diz o código PARA TODOS! No entanto, com relação aos motoristas(claro, tens razão: não dá para generalizar), muitos se esquecem de que, com ou sem ciclovias, na zona urbana, OS CICLISTAS TÊM SIM O DIREITO de CIRCULAR! Isto, inclusive, é constitucional: a RUA é a maior manifestação PÚBLICA de espaço e todos têm direito a ela.
    "Se as pessoas dirigissem com mais calma, certamente, ciclovias nem seriam necessárias" - é o que costumo dizer! Mas, isso é pura ideologia e nesse mundo lôco, isso é sonho mesmo!
    Perigoso não é andar de bike e sim: toda a indústria e propaganda automobilística que incentiva e vende "sonhos" de um deslocamento em alta velocidade para qualquer lugar! Isso sim!
    Isso tudo mexe muito comigo, com meus valores e, como sempre, acredito que envolve a questão das políticas públicas que que não planejam uma verdadeira MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: afinal, infelizmente, as cidades mais e mais vêm sendo construídas para fazer FLUIR os carros e não as PESSOAS! Nisso, se vêm verdadeiras pistas expressas dentro (mas DENTRO mesmo!) da cidade. Ou seja: entendo que o anel viário é extremamente necessário à cidade, mas a questão é que... mais e mais, gradativamente, as pistas de acesso a ele estão se tornando VIAS EXPRESSAS!!!
    Veja o nosso VIDOCA (limite de 80 km/h)!!! Ali, de cabo a rabo, do urbanova até a zona sul (já que é uma reta contínua) poderia ser feita toda a revitalização da margem do córrego (com bem dita a lei) e, ainda, se "humanizar" o espaço com um belo projeto cicloviário contínuo e com calçada aos pedestres! Até porquê, ali... nem se pode andar de bike (lembram das polêmicas quando colocaram as plaquinha de proibição?). E, com a proibição, nenhuma compensação foi dada aos ciclistas! Ou seja, veio a a imposição da proibição e basta. Ainda li, faça um teste: tente ir do EXTRA até a FAAP com suas próprias pernas, a pé! É caro leitor: simplesmente, na ponte, NÃO há calçada... há apenas um pequeno "negocinho" de concreto que não foi feito para PASSAR GENTE!!!
    Vejam todas as obras que estão fazendo na avenida São João em direção à av. Cassiano Ricardo (esta com limite de 70m km/h): mais pistas (aos autos) e menos VIDA, claro!
    Desse jeito, a cidade se MOTORIZA mais e mais e se DESUMANIZA! E, de quebra, se vêm mais e mais acidentes de trânsito envolvendo ciclistas.
    Gente, vamos refletir e repensar: Afinal, que CIDADE nós queremos???
    Paz e pedais a todos!
    Kika (Federica G.Fochesato)

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  3. É minha gente, o bagulho é doido.
    Ciclovias são essenciais, sem dúvida.
    E acho que ainda devem surgir novos modelos de soluções a este impasse: carro x bike.
    Isso porque os carros tendem a ficar menores, e com novas propostas de combustíveis. Quem sabe aparecem ainda outros tantos modelos de bike (ou transpostes similares, que usam a força humana para deslocamento).
    Mas mesmo se as pessoas dirigissem com mais calma, como você disse Kika, ainda esbarraríamos no problema do evento surpresa. Afinal, acidentes acontecem, certo? Só que se carros e bikes dividem o mesmo espaço, e muitíssimas vezes apertadíssimo, sobra pro camarada na magrela.
    Daí a necessidade de ciclovias para uso de locomoção mesmo, pra separar os carros das magrelas. Vale lembrar que um ciclista na rua não passa de um pedestre no meio dos carros. A exposição é a mesma. E o risco também.
    Tomemos cuidado.
    Abraços.

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